A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no dia 06/01/2022, o resultado do Índice de Desempenho das operadoras, que faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras 2021 (ano-base 2020). O Programa é uma iniciativa para a avaliação anual do desempenho das operadoras de saúde, e é um estímulo à qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS. Os pontos avaliados são: qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso aos serviços, a sustentabilidade no mercado, gestão de processos e o atendimento à regulação do setor.
Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Esse índice é composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.
Entenda as 4 dimensões:
Qualidade em atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;
Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitaram a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;
Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;
Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
No IDSS 2021 – calculado com base em informações referentes ao ano 2020 – a Operadora, ainda com seu Registro antigo, como Fundação Eletrobrás de Seguridade Social-Eletros, manteve a mesma pontuação geral do ano anterior (IDSS 2020 – ano-base 2019), assim como manteve a pontuação máxima novamente no IDSM – Indicador de sustentabilidade no Mercado, que monitora a sustentabilidade da Operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. A Operadora também obteve a pontuação máxima no IDGR – Indicador de Gestão de Processos e Regulação, que monitora o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das Operadoras junto à ANS.
Ainda referente ao ano-base 2020, realizamos a pesquisa de satisfação com nossos beneficiários, que serviu como importante ferramenta de gestão para avaliar tanto os processos internos quanto a percepção dos beneficiários com relação aos prestadores credenciados.
No ano de 2022, a Eletros-Saúde – Associação de Assistência à Saúde continuará ouvindo os beneficiários em pesquisa de satisfação, com relação ao ano base 2021, ano que marcou o início das atividades da nova operadora de saúde, após a separação das atividades de previdência e saúde até então exercidas pela Eletros.
A Eletros-Saúde continuará empenhada nos seus esforços em atuar com foco na excelência do atendimento e na garantia do cuidado, aprimorando continuamente os serviços prestados aos seus beneficiários e patrocinadoras.