26/11/2024

IDSS 2021 – Ano-base 2020

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no dia 06/01/2022, o resultado do Índice de Desempenho das operadoras, que faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras 2021 (ano-base 2020). O Programa é uma iniciativa para a avaliação anual do desempenho das operadoras de saúde, e é um estímulo à qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS. Os pontos avaliados são:  qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso aos serviços, a sustentabilidade no mercado, gestão de processos e o atendimento à regulação do setor.

Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).  Esse índice é composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

Entenda as 4 dimensões:

Qualidade em atenção à Saúde:  avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;

Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitaram a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;

Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;

Gestão de Processos e Regulação:  essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

No IDSS 2021 – calculado com base em informações referentes ao ano 2020 – a Operadora, ainda com seu Registro antigo, como Fundação Eletrobrás de Seguridade Social-Eletros, manteve a mesma pontuação geral do ano anterior (IDSS 2020 – ano-base 2019), assim como manteve a pontuação máxima novamente no IDSM – Indicador de sustentabilidade no Mercado, que monitora a sustentabilidade da Operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.  A Operadora também obteve a pontuação máxima no IDGR – Indicador de Gestão de Processos e Regulação, que monitora o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das Operadoras junto à ANS.

Ainda referente ao ano-base 2020, realizamos a pesquisa de satisfação com nossos beneficiários, que serviu como importante ferramenta de gestão para avaliar tanto os processos internos quanto a percepção dos beneficiários com relação aos prestadores credenciados. 
No ano de 2022, a Eletros-Saúde – Associação de Assistência à Saúde continuará ouvindo os beneficiários em pesquisa de satisfação, com relação ao ano base 2021, ano que marcou o início das atividades da nova operadora de saúde, após a separação das atividades de previdência e saúde até então exercidas pela Eletros.

A Eletros-Saúde continuará empenhada nos seus esforços em atuar com foco na excelência do atendimento e na garantia do cuidado, aprimorando continuamente os serviços prestados aos seus beneficiários e patrocinadoras. 

Pontuação para operadora acreditada: Operadora não Acreditada

Indicador Bônus
Operadora não pontuada

1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

2- IDGA - GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Gráfico de evolução do IDSS – TISS

Desde o IDSS ano-base 2017, a ANS começou a usar o Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) como fonte de dados para processamento dos indicadores do IDSS, marcando uma nova etapa do Programa de Qualificação, possibilitando a ampliação do escopo e permitindo a introdução de novos indicadores e de ajustes de outros.

A nova metodologia do IDSS – TISS apresenta indicadores que melhor discriminam o desempenho das operadoras, especialmente quanto a seus aspectos assistenciais.

Vale ressaltar que como a metodologia foi totalmente modificada, os indicadores são calculados sobre uma base de dados nova, gerando resultados que não são totalmente comparáveis com os anos anteriores.  

Para os anos de 2008, 2009 e 2010 os resultados foram apresentados apenas por faixa. 

Importante:  Os impactos da pandemia de Covid-19 foram captados nos dados de alguns indicadores, que tiveram sua metodologia mantida, preservando a transparência e a confiabilidade do IDSS. A redução do desempenho do setor em alguns indicadores não implicou, necessariamente, queda de qualidade dos serviços prestados por operadoras de planos de saúde e prestadores de serviço de saúde.

A ANS recebeu uma solicitação para que fosse feita uma análise quanto à repercussão da pandemia nos resultados de alguns dos seus indicadores, e criação de GT e Reavaliação de Indicadores do IDSS ano base 2020, tendo se pronunciado com um Despacho, que está disponível ao final da página para download.