Cumprindo as disposições regulamentares e legais, o Eletros-Saúde realizou a reavaliação atuarial anual de seus planos de pré-pagamento e aprovou nos seus órgãos de governança, o reajuste das mensalidades.
O reajuste das mensalidades é resultado da avaliação atuarial anual, desenvolvida por equipe técnica interna, juntamente com uma empresa especializada, registrada junto ao IBA – Instituto Brasileiro de Atuários. Com base nas despesas assistenciais dos últimos 24 meses, bem como na necessidade de receita para a cobertura das despesas administrativas projetadas para o próximo ano, a avaliação busca garantir a viabilidade dos planos e o equilíbrio entre as receitas e as despesas do Eletros-Saúde.
O Eletros-Saúde realiza, sistematicamente, diversas campanhas em prol da racionalização dos custos e do uso consciente dos recursos de seus planos. No entanto, ainda que haja a precisão nestas ações e o engajamento dos beneficiários, fatores econômicos externos como a crescente inflação médica também precisam ser levados em conta na análise atuarial para o reajuste.
Outro fator importante é o perfil etário da operadora que, atualmente, possui 63% de seus beneficiários com idade acima de 54 anos. Com este cenário, a análise deste período indicou a necessidade do reajuste abaixo para cobrir as despesas projetadas para o próximo período de 12 meses, buscando o equilíbrio financeiro dos planos.
• 4,05% para o Plano Eletros-Saúde Assistidos (467.578/12-9) vigente a partir de Janeiro/2021.
• 4,05% para os Planos Eletros-Saúde Família (474.938/15-3) e Eletros-Saúde Vinculados (467.576/12-2), ambos vigentes a partir de Janeiro/2021.
• 4,05% para o Plano Eletros-Saúde Família Essencial (484.059/19-3) vigente a partir de Janeiro/2021.
• 4,05% para o Plano Eletros-Saúde Assistidos Essencial (477.410/16-8) vigente a partir de Março/2021.
O Eletros-Saúde, opera apenas planos coletivos empresariais, sendo uma operadora sem fins lucrativos, onde o reajuste da mensalidade visa a manutenção do seu equilíbrio financeiro, e, a título de referência, informamos que este ano pudemos aprovar o percentual de reajuste de 4,05% para todos os nossos planos, ficando abaixo do último percentual de reajuste autorizado pela ANS para as mensalidades dos planos de saúde individuais ou familiares, que foi de 8,14%.
Os novos valores serão aplicados em dezembro de 2020, para a utilização a partir de janeiro de 2021, exceto para o Plano Eletros-Saúde Assistidos Essencial, cujo pagamento será feito em fevereiro para utilização em março de 2021.