Você sabia que é possível solicitar reembolso ao utilizar serviços médicos, odontológicos e emergenciais fora da rede credenciada da Eletros-Saúde? Agora, a solicitação pode ser feita de forma 100% digital, tanto pelo site quanto pelo aplicativo da Eletros-Saúde no seu smartphone.
Veja como é fácil
Basta preencher o formulário, anexar a documentação necessária e enviá-lo online. A Eletros-Saúde cuidará do resto e manterá você informado sobre o status da sua solicitação. Aproveite a praticidade do reembolso digital e torne sua experiência com a Eletros-Saúde ainda mais simples!
Criar solicitação de reembolso
SolicitarVerificar solicitações
VerificarSaiba mais aqui sobre reembolso
- Recibo (para pessoa física):
- Nome completo de quem recebeu o atendimento;
- Valor total (escrito por extenso);
- Detalhes do serviço realizado;
- Quantidade e valor de cada serviço;
- Nome, CPF e número do registro do profissional (CRM, CRO, Crefito, etc.);
- Assinatura, carimbo do profissional e data de emissão.
- Nota fiscal (para pessoa jurídica):
- Nome da instituição ou estabelecimento;
- CNPJ e Inscrição Estadual;
- Nome completo de quem foi atendido;
- Detalhes do serviço realizado;
- Quantidade e valor de cada serviço;
- Especialidade do profissional (em caso de consultas);
- Valor total e data de emissão.
- Em caso de apresentação de DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica):
- Acesse o site da Receita Federal, consulte a nota fiscal completa usando a chave de acesso (número no DANFE);
- Imprima a nota fiscal completa e envie junto com o DANFE (foto ou cópia digitalizada) à Eletros-Saúde.
- Reembolso de manutenção ortodôntica:
- Informar no recibo ou nota fiscal o mês e o ano do procedimento;
- Se houver mais de uma manutenção, as datas de cada atendimento devem ser detalhadas, além da data de emissão do recibo.
- Exames complementares:
- Anexar a solicitação do médico ou dentista com:
- Nome de quem vai fazer o exame;
- Nome do exame solicitado;
- Data, assinatura, carimbo e número do registro do profissional solicitante.
- A solicitação médica tem validade de 30 dias a partir da data de emissão.
- Reembolso de medicamentos
- Enviar a nota ou cupom fiscal e a receita médica com:
- Nome completo de quem vai usar o medicamento;
- Nome do médico ou dentista;
- Nome do medicamento, como ele deve ser usado (posologia), e por quanto tempo;
- Data, assinatura, carimbo do profissional e número de registro no conselho de classe.
- Comprovante de pagamento
- PIX: comprovante ou print da tela;
- Cartão de crédito: recibo ou demonstrativo na fatura do cartão;
- Cartão de débito: recibo ou lançamento no extrato;
- TED: comprovante ou print da tela;
- Dinheiro: se o prestador emitir recibo, especificar no documento que o pagamento foi feito em dinheiro; Se for emitida nota fiscal, o prestador terá que fazer uma declaração que o pagamento foi efetuado em dinheiro;
- Cheque: extrato de compensação mais declaração do prestador que o pagamento foi efetuado através de cheque, constando o número do mesmo e o nome do banco. Essa declaração pode ser feita no próprio recibo, ou na emissão de nota fiscal, fazer uma declaração à parte.
- Informações Importantes:
- Somente o Setor de Reembolso terá acesso a esses documentos, seguindo rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
- É importante ressaltar que não serão aceitos comprovantes de pagamentos agendados.
- Guarde os documentos originais por cinco anos, contando da data de solicitação do reembolso, pois a Eletros-Saúde pode pedir esses documentos a qualquer momento.
- E caso os originais não sejam apresentados quando solicitados, novos reembolsos poderão ser suspensos.
- Para solicitar uma prévia de reembolso, envie os seguintes documentos para o e-mail de atendimento da Eletros-Saúde: atendimento@eletrossaude.com.br:
- Pedido médico, contendo os códigos dos procedimentos a serem realizados.
- Prazo de resposta:
- O prazo para elaboração e resposta à prévia de reembolso é de até 5 (cinco) dias úteis.
- Informações Importantes:
- A prévia é um cálculo baseado na solicitação médica, realizado antes do procedimento ocorrer. Somente será pago o procedimento efetivamente realizado.
- O cálculo é feito com as informações disponíveis no momento do envio e com base na tabela de reembolso, sendo uma estimativa preliminar e informativa.
- A confirmação do reembolso está sujeita à auditoria.
- A prévia de reembolso não é uma autorização. É essencial obter a autorização do procedimento pelo Eletros-Saúde.
-
Leia com atenção as instruções:
Para acessar a opção de reembolso, o beneficiário titular do plano de saúde deverá se logar na área restrita, por meio de login e senha de acesso;
Ao acessar a “inclusão de novos reembolsos”, será exibido um formulário para preenchimento em duas etapas (etapa 1 = Dados do Reembolso e etapa 2 = Anexos), detalhados a seguir:
- Etapa 1 - Dados do reembolso terá os seguintes campos:
- Dados do Beneficiário;
-
Campos para inclusão de uma ou mais despesas na mesma solicitação, conforme abaixo:
- Beneficiário que recebeu o atendimento (titular ou dependentes);
- Data da despesa;
- Valor solicitado;
- CPF ou CNPJ do executante;
- Nome do Executante.
- Etapa 2 - Anexos: poderá ser incluída uma ou mais fotografias ou arquivos, conforme segue:
- No computador: Escolher os arquivos através de ferramenta de localização de arquivos;
- No smartphone: Escolher fotos já tiradas ou tirar uma foto naquele momento e enviá-la.
- Após a conclusão das duas etapas, a Eletros-Saúde enviará um e-mail, informando que a solicitação de reembolso foi feita.
- A partir desse momento, sua solicitação será analisada e você poderá acompanhar através dos seguintes status:
- Se todos os itens da solicitação forem aprovados, o status será “Aprovado”;
- Se existirem itens aprovados e negados na mesma solicitação, ou nos casos de reembolsos pagos com diferença de Tabela de Cobertura, o status será “Aprovado parcialmente”;
- Se todos os itens forem negados, o status será “Recusado”.
- Se um item for glosado, por qualquer que seja o motivo, o beneficiário deverá abrir uma nova solicitação para reembolso daquele item.
- Você poderá, a qualquer tempo, consultar todas as solicitações de reembolso já realizadas, clicando na aba “verificar minhas solicitações” ou clicar em “Criar solicitação de reembolso” para um novo pedido.
- O processo para solicitação de reembolso via atendimento presencial permanecerá acontecendo, sem qualquer alteração.
Desde o lançamento do reembolso online, que tem tido uma grande adesão por parte de nossos beneficiários, identificamos que mesmo com os últimos esclarecimentos realizados, ainda existe bastante dúvida e um volume expressivo de devoluções decorrente da utilização indevida do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), como documento comprobatório fiscal.
Este documento, embora seja uma representação gráfica da Nota Fiscal, não a substitui. Portanto, é necessário que o beneficiário faça a validação do mesmo através do Portal da Nota Fiscal Eletrônica, no link contido no próprio DANFE digitando a chave de acesso para visualizar e imprimir a NF-e detalhada. Nestes casos, que ocorrem prioritariamente em farmácias e óticas, o beneficiário deverá anexar além da prescrição médica relacionada à solicitação, a NF-e detalhada, disponível no site indicado.
Importante:
Sempre que houver descontos fornecidos pelo estabelecimento comercial é necessário que o DANFE também seja anexado na solicitação, porque o valor informado estará divergente do valor apresentado na Nota Fiscal.
Reiteramos que a Eletros-Saúde sempre exigiu a apresentação da Nota Fiscal para fins de reembolso, em cumprimento dos seus regulamentos.
É direito do consumidor solicitar a NF ao estabelecimento de compra, porém, alguns deles não fazem no ato da compra. Neste caso, basta fornecer um e-mail e o estabelecimento gera a NF e a envia posteriormente.
Para gerar a NF-e detalhada, o beneficiário deverá seguir os seguintes passos:
1) Preencher a chave de acesso disponível no DANFE, no local indicado, e digitar o texto
presente no box vermelho em destaque (captcha), com um espaço entre as palavras e clicar em consultar.
2) Neste momento, será apresentado na tela um espelho do DANFE, porém não é este documento que deve ser anexado à solicitação de reembolso e, sim a NF-e detalhada. Para tanto, o beneficiário deverá clicar no box do meio – Visualizar NFC-e detalhada.
3) Ao clicar naquele botão, será apresentada na tela a NF-e, com várias abas, com as informações relacionadas à compra.
4) Não há necessidade de imprimir cada uma das abas e depois escanear (identificamos que a maioria dos beneficiários têm feito isso!). Basta clicar em imprimir nota fiscal detalhada e, em vez de escolher uma impressora, o beneficiário deverá salvar o arquivo em PDF. Desta forma, será gerado um único arquivo com a informação correspondente a todas as abas.
5) Com o arquivo salvo em PDF, o beneficiário deverá preencher a solicitação de reembolso na área restrita do beneficiário, anexando além desta NF-e, a prescrição que originou o reembolso, utilizando adequadamente os filtros disponíveis.
Na ferramenta existem dois filtros. O primeiro deles é para que o beneficiário defina o Tipo de Reembolso:
O beneficiário deverá selecionar o tipo de reembolso referente à cada solicitação. É possível incluir várias despesas numa mesma solicitação de reembolso,
desde que elas sejam todas do mesmo tipo. Caso você tenha mais de um tipo de reembolso, será necessário abrir dois protocolos diferentes (exemplo: uma
consulta médica e uma solicitação de Assistência farmacêutica deverão ser solicitadas em protocolos distintos).
O outro filtro que precisa ser preenchido corretamente é o cartão do utilizador.
O nome do utilizador deve ser condizente com o responsável pela despesa na documentação comprobatória anexada.
Para que os reembolsos sejam processados sem intercorrências, pedimos que nossos beneficiários fiquem atentos aos pontos elencados acima e,
em caso de dúvidas, entrem em contato com a nossa Central de Atendimento pelo telefone (21) 2138-6000 ou pelo e-mail atendimento@eletrossaude.com.br.