04/08/2020

Agosto Dourado: 3 vezes mais cuidado!

O Agosto Dourado promove ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, empoderando famílias e incentivando a amamentação. 

No contexto da Sociedade Brasileira de Pediatria, durante todo o mês de agosto a pauta ganha mais força e visibilidade e, neste ano, a Campanha Agosto Dourado evoca o triplo cuidado da amamentação:

  • Cuidar em tempos de Covid-19
  • Cuidar do planeta 
  • Cuidar da comunicação, com foco no aconselhamento.

Cuidar em tempos de Covid-19 é reforçar que a amamentação não deve parar, mesmo no caso de mães infectadas. Não há registro de que a doença seja transmitida pelo leite. Os anticorpos, sim. Em casos mais graves, a mãe pode extrair o leite para que outra pessoa alimente seu filho.

Amamentar é cuidar do planeta por uma série de questões: o leite materno já está pronto, não gera resíduos e nem demanda preparos. Evita desperdícios e não requer logística, reduzindo a pressão por áreas de pastagens e a emissão de gases tóxicos.

Tudo isso passa pelo cuidar da comunicação, a partir do aconselhamento eficaz. É preciso ouvir e se fazer entender a partir de um atendimento mais humanizado e próximo, com recomendações necessárias e alinhadas à cada família.

Saiba mais no site da Sociedade Brasileira de Pediatria: https://www.sbp.com.br/especiais/agostodourado2020/

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria