Identificamos que os principais motivos de devolução de solicitação de reembolso ocorrem devido a erros no preenchimento do formulário de Requisição de Processamento de Reembolso (RPR) e à ausência de dados na documentação obrigatória entregue.
As devoluções são onerosas para o Eletros-Saúde, pois gera retrabalho no processamento das solicitações, e ruins também para o usuário, que demora mais tempo para ter suas despesas ressarcidas. Entendemos que pequenas providências e mais atenção no preenchimento seriam suficientes para reverter esta situação.
Quando o erro é identificado no atendimento presencial, a atendente já devolve e orienta corretamente o usuário, porém, nos casos de envio via malote ou correios, a atenção do usuário deve ser redobrada!
Ao observar os principais pontos, relacionados abaixo, o usuário acelera o processo de reembolso e evita ruídos e desgastes com a operadora.
Principais erros cometidos nas solicitações de reembolso:
- Ausência das Datas das sessões dos tratamentos seriados
- Ausência de assinatura na Requisição para Processamento Reembolso (RPR)
- Documentos (RPR ou prescrições) entregues sem data de emissão
- Ausência de carimbo ou assinatura do profissional de saúde na prescrição
- Ausência de desmembramento da despesa com medicamentos (Assistência Farmacêutica)
- Ausência de documentação original
- Ausência do serviço realizado (o profissional deve especificar o procedimento)
- Receita com validade vencida
- Procedimentos realizados por Pessoa Jurídica sem apresentação de Nota Fiscal