Índice de
Desempenho da
Saúde Suplementar

O IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) é um indicador da ANS que avalia a qualidade dos planos de saúde no Brasil, considerando critérios como atenção à saúde e satisfação dos beneficiários. A Eletros-Saúde se destaca por seu desempenho, reforçando seu compromisso com a excelência nos serviços oferecidos.


Entenda as 4 dimensões

01

Qualidade em Atenção à Saúde: Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

02

Garantia de Acesso: Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitaram a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

03

Sustentabilidade no Mercado: Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

04

Gestão de Processos e Regulação: Essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.



Confira o desempenho da Eletros-Saúde 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no dia 30/12/2024, o resultado do Índice de Desempenho das operadoras, que faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras 2024 (ano-base 2023).  

O Programa é uma iniciativa para a avaliação anual do desempenho das operadoras de saúde, e é um estímulo à qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

Entenda as 4 dimensões:

Qualidade em atenção à Saúde:  avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;

Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitaram a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;

Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;

Gestão de Processos e Regulação:  essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

No IDSS 2024 – calculado com base em informações referentes ao ano 2023 – obtivemos a pontuação de 0,7856, registrando estabilidade com relação ao IDSS dos anos anteriores. A ANS avaliou 894 Operadoras referente ao ano base 2023 e o desempenho médio foi de 0,7805.

Destacamos a importância de nossos beneficiários realizarem consultas médicas especializadas em pediatria e geriatria, bem como as mulheres realizarem anualmente exames de citopatologia cérvico-vaginal oncótica, que são indicadores avaliados pela ANS na Dimensão de Qualidade em Atenção à Saúde.  

Novamente destacamos a pontuação máxima obtida no IDSM – Indicador de Sustentabilidade no Mercado, que monitora a sustentabilidade da Operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. A Operadora também manteve a pontuação máxima no IDGR – Indicador de Gestão de Processos e Regulação, que monitora o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das Operadoras junto à ANS.

Destacamos também a realização da pesquisa de satisfação com nossos beneficiários realizada para avaliação referente ao ano-base 2023, cujo resultado serve como importante ferramenta de gestão para avaliar tanto os processos internos quanto a percepção dos beneficiários com relação aos prestadores credenciados.

No ano de 2025, a Eletros-Saúde – Associação de Assistência à Saúde continuará ouvindo os beneficiários em pesquisa de satisfação, com relação ao ano-base 2024.

A Eletros-Saúde empenhará os seus esforços em atuar com foco na excelência do atendimento e na garantia do cuidado, aprimorando continuamente os serviços prestados aos seus beneficiários e patrocinadoras.  

 

Confira os resultados da operadora no IDSS 2024 (Ano-Base 2023):

IDSS da operadora 2024 (Ano-Base 2023)

Pontuação para operação acreditada

Operadora não bonificada

1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

2- IDGA - GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Clique aqui para acessar as informações sobre o IDSS no site da ANS. 

O IDSS 2023 – calculado com base em informações referentes ao ano 2022 – foi o primeiro calculado após a transferência para o CNPJ da Eletros-Saúde – Associação de Assistência à Saúde, Registro de Operadora nº 42.207-0, tendo obtido a pontuação de 0,7898, registrando uma pequena melhora com relação ao IDSS dos anos base 2019 e 2020 (0.7781), enquanto Fundação Eletros.

Destacamos a pontuação máxima obtida no IDSM – Indicador de Sustentabilidade no Mercado, que monitora a sustentabilidade da Operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. A Operadora também obteve a pontuação máxima no IDGR – Indicador de Gestão de Processos e Regulação, que monitora o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das Operadoras junto à ANS.

Destacamos também a realização da pesquisa de satisfação com nossos beneficiários realizada para avaliação referente ao ano-base 2022, cujo resultado serve como importante ferramenta de gestão para avaliar tanto os processos internos quanto a percepção dos beneficiários com relação aos prestadores credenciados.

No ano de 2024, a Eletros-Saúde – Associação de Assistência à Saúde continuará ouvindo os beneficiários em pesquisa de satisfação, com relação ao ano-base 2023.

A Eletros-Saúde empenhará os seus esforços em atuar com foco na excelência do atendimento e na garantia do cuidado, aprimorando continuamente os serviços prestados aos seus beneficiários e patrocinadoras.    

Pontuação para operadora acreditada: Operadora não Acreditada

Indicador Bônus
Operadora não pontuada

1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

2- IDGA - GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no dia 23/12/2022, o resultado do Índice de Desempenho das operadoras, que faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras 2022 (ano-base 2021). O Programa é uma iniciativa para a avaliação anual do desempenho das operadoras de saúde, e é um estímulo à qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

A operadora não teve IDSS 2022 calculado/divulgado, com base em informações referentes ao ano 2021, tanto no CNPJ novo como no antigo.
De acordo com o artigo 3º da IN DIDES nº 60/15, não será avaliado o IDSS das operadoras nas seguintes situações:

  • Art. 3º – A qualificação das operadoras avaliará, por competência anual, o desempenho das operadoras com registro ativo junto a ANS e que prestarem tipo de atenção à saúde Médico-Hospitalar com ou sem Odontologia ou Exclusivamente Odontológico, nos doze meses do ano avaliado.
  • § 1º Somente serão incluídas no cálculo do IDSS as operadoras que possuírem beneficiários em todos os meses do ano-base em pelo menos um dos tipos de atenção à saúde dispostos no caput. 
  • §2 º As operadoras que iniciarem suas atividades no decorrer do ano-base analisado, só serão avaliadas no período seguinte.       
  • §3 º As operadoras que ampliarem o tipo de atenção à saúde prestada no decorrer do ano-base analisado, só terão avaliação do novo tipo de assistência no período seguinte.  

Considerando que o ano de 2021 marcou o início das atividades da nova operadora de saúde, Eletros-Saúde – Associação de Assistência à Saúde, sob o registro nº 42.207-0, após a separação das atividades de previdência e saúde até então exercidas pela Fundação Eletrobrás de Seguridade Social – Eletros, sob o registro nº 31.390- 4 (a transferência para o novo CNPJ ocorreu no 2º semestre de 2021), o IDSS das duas operadoras não foram calculados pela ANS.  

Ainda referente ao ano-base 2021, realizamos a pesquisa de satisfação com nossos beneficiários, que serviu como importante ferramenta de gestão para avaliar tanto os processos internos quanto a percepção dos beneficiários com relação aos prestadores credenciados.  
No ano de 2023, a Eletros-Saúde – Associação de Assistência à Saúde continuará ouvindo os beneficiários em pesquisa de satisfação, com relação ao ano-base 2022.

A Eletros-Saúde empenhará os seus esforços em atuar com foco na excelência do atendimento e na garantia do cuidado, aprimorando continuamente os serviços prestados aos seus beneficiários e patrocinadoras.  

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no dia 06/01/2022, o resultado do Índice de Desempenho das operadoras, que faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras 2021 (ano-base 2020). O Programa é uma iniciativa para a avaliação anual do desempenho das operadoras de saúde, e é um estímulo à qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS. Os pontos avaliados são:  qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso aos serviços, a sustentabilidade no mercado, gestão de processos e o atendimento à regulação do setor.

Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).  Esse índice é composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

Entenda as 4 dimensões:

Qualidade em atenção à Saúde:  avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;

Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitaram a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;

Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;

Gestão de Processos e Regulação:  essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

No IDSS 2021 – calculado com base em informações referentes ao ano 2020 – a Operadora, ainda com seu Registro antigo, como Fundação Eletrobrás de Seguridade Social-Eletros, manteve a mesma pontuação geral do ano anterior (IDSS 2020 – ano-base 2019), assim como manteve a pontuação máxima novamente no IDSM – Indicador de sustentabilidade no Mercado, que monitora a sustentabilidade da Operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.  A Operadora também obteve a pontuação máxima no IDGR – Indicador de Gestão de Processos e Regulação, que monitora o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das Operadoras junto à ANS.

Ainda referente ao ano-base 2020, realizamos a pesquisa de satisfação com nossos beneficiários, que serviu como importante ferramenta de gestão para avaliar tanto os processos internos quanto a percepção dos beneficiários com relação aos prestadores credenciados. 
No ano de 2022, a Eletros-Saúde – Associação de Assistência à Saúde continuará ouvindo os beneficiários em pesquisa de satisfação, com relação ao ano base 2021, ano que marcou o início das atividades da nova operadora de saúde, após a separação das atividades de previdência e saúde até então exercidas pela Eletros.

A Eletros-Saúde continuará empenhada nos seus esforços em atuar com foco na excelência do atendimento e na garantia do cuidado, aprimorando continuamente os serviços prestados aos seus beneficiários e patrocinadoras. 

Pontuação para operadora acreditada: Operadora não Acreditada

Indicador Bônus
Operadora não pontuada

1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

2- IDGA - GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Gráfico de evolução do IDSS – TISS

Desde o IDSS ano-base 2017, a ANS começou a usar o Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) como fonte de dados para processamento dos indicadores do IDSS, marcando uma nova etapa do Programa de Qualificação, possibilitando a ampliação do escopo e permitindo a introdução de novos indicadores e de ajustes de outros.

A nova metodologia do IDSS – TISS apresenta indicadores que melhor discriminam o desempenho das operadoras, especialmente quanto a seus aspectos assistenciais.

Vale ressaltar que como a metodologia foi totalmente modificada, os indicadores são calculados sobre uma base de dados nova, gerando resultados que não são totalmente comparáveis com os anos anteriores.  

Para os anos de 2008, 2009 e 2010 os resultados foram apresentados apenas por faixa. 

Importante:  Os impactos da pandemia de Covid-19 foram captados nos dados de alguns indicadores, que tiveram sua metodologia mantida, preservando a transparência e a confiabilidade do IDSS. A redução do desempenho do setor em alguns indicadores não implicou, necessariamente, queda de qualidade dos serviços prestados por operadoras de planos de saúde e prestadores de serviço de saúde.

A ANS recebeu uma solicitação para que fosse feita uma análise quanto à repercussão da pandemia nos resultados de alguns dos seus indicadores, e criação de GT e Reavaliação de Indicadores do IDSS ano base 2020, tendo se pronunciado com um Despacho, que está disponível ao final da página para download.   

Gráfico de evolução do IDSS – TISS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no dia 25/03/2020, o resultado do Índice de Desempenho das operadoras, que faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras 2020 (ano-base 2019). A iniciativa é um estímulo à qualidade dos planos de saúde, avaliando a atenção à saúde, o acesso aos serviços, a sustentabilidade do mercado, gestão de processos e o atendimento à regulação do setor.

"O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente, a redução da assimetria de informação e a ampliação da concorrência. Os resultados são apresentados por operadora, incluindo as opções de seleção por segmento (médico-hospitalar ou odontológica), faixa de avaliação e possibilidade de comparar na mesma tela os resultados das empresas. O resultado, apurado através do cálculo da média ponderada dos índices de desempenho de todas as operadoras é 4,17% mais alto em relação ao ano-base 2018 (0,7691) e 9,82% superior ao ano-base 2017 (0,7295), quando houve a mudança de metodologia no programa. Contribuíram para essa melhora: o acerto das bases de dados pelas operadoras em atuação conjunta com os prestadores para o envio dos dados do TISS, o acirramento da concorrência e a busca das operadoras pela diferenciação em termos de qualidade, sendo o IDSS uma importante ferramenta."

No IDSS 2020 – calculado com base em informações referentes ao ano 2019 – a operadora obteve a pontuação máxima no IDSM - Indicador de Sustentabilidade no Mercado, que monitora a sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

Ainda referente ao ano-base 2019, a Eletros-Saúde realizou a pesquisa de satisfação com seus beneficiários, que serviu como importante ferramenta de gestão para a Operadora avaliar tanto seus processos internos quanto a percepção dos beneficiários com relação aos prestadores credenciados. No ano de 2021, a Eletros-Saúde continuará ouvindo seus beneficiários em pesquisa de satisfação com relação ao ano-base 2020. A Eletros-Saúde continuará empenhado nos seus esforços em atuar com foco na excelência do atendimento e na garantia do cuidado, aprimorando continuamente os serviços prestados aos seus beneficiários e patrocinadoras. Tudo para que a próxima divulgação do IDSS reflita, de fato, o desempenho da operadora no mercado de Saúde Suplementar.

O IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) é um indicador desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde brasileiras.

Composto por quatro dimensões (qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade do mercado e gestão de processos e regulação), o IDSS tem como base os dados extraídos de sistemas de informações da agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde. No caso das informações assistenciais, o envio se dá por meio de arquivo de Monitoramento TISS (Troca de Informações de Saúde Suplementar).

Os dados consolidados do Monitoramento TISS são comparados com os dados informados pela operadora no DIOPS (Documento de Informações Periódicas das operadoras de Planos de Assistência à Saúde).

No IDSS 2019 – calculado com base em informações referentes ao ano 2018 – o resultado da operadora foi impactado, negativamente, porque todos os indicadores das dimensões “qualidade em atenção à saúde” e “garantia de acesso”, além de dois indicadores da dimensão “gestão de processos e regulação”, não foram computados. Infelizmente, por problemas no processamento dos arquivos enviados, a nota da Eletros-Saúde não reflete a sua qualidade assistencial, tendo em vista que todos os indicadores que levavam em consideração os dados assistenciais não foram computados, destoando, também, das notas recebidas nos anos anteriores.

Informamos ainda que, quando o resultado final foi divulgado pela agência, interpusemos, em 01/04/20, novo recurso à ANS, que retornou com a informação da abertura de um processo para verificação do questionamento. 

Até o momento, quando finaliza o prazo para divulgação do resultado no Portal das operadoras, não obtivemos resposta sobre o processo aberto.

A Eletros-Saúde, que sempre atua com foco na excelência do atendimento e na garantia do cuidado, reforça que, neste ano de 2020, continuamos aprimorando os serviços prestados aos nossos beneficiários e patrocinadoras. Tudo para que a próxima divulgação do IDSS venha a refletir, de fato, o desempenho da operadora no mercado de Saúde Suplementar.

Pontuação para operadora acreditada: Operadora não Acreditada

Indicador Bônus
Operadora não pontuada

1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

2- IDGA - GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Gráfico de evolução do IDSS – TISS

A ANS iniciou, a partir do IDSS ano-base 2017, uma nova etapa do Programa de Qualificação, que usa o Sistema de Informação do Padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) como fonte de dados para o processamento dos indicadores. A metodologia foi totalmente modificada, com os indicadores calculados sobre uma base de dados nova, gerando resultados que não são totalmente comparáveis com os anos anteriores.

Para os anos de 2008, 2009 e 2010 os resultados foram apresentados apenas por faixa.

O IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) é um indicador desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde brasileiras.

Composto por quatro dimensões (qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade do mercado e gestão de processos e regulação), o IDSS tem como base os dados extraídos de sistemas de informações da agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde. No caso das informações assistenciais, o envio se dá por meio de arquivo de Monitoramento TISS (Troca de Informações de Saúde Suplementar).

Pontuação para operadora acreditada: Operadora não Acreditada

Indicador Bônus
Operadora não pontuada

1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

2- IDGA - GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Gráfico de evolução do IDSS da Eletros-Saúde:

Clique no botão abaixo para acessar as
informações sobre o IDSS no site da ANS.   

Confira os resultados dos demais anos