26/11/2024

IDSS 2020 – Ano-base 2019

Gráfico de evolução do IDSS – TISS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no dia 25/03/2020, o resultado do Índice de Desempenho das operadoras, que faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras 2020 (ano-base 2019). A iniciativa é um estímulo à qualidade dos planos de saúde, avaliando a atenção à saúde, o acesso aos serviços, a sustentabilidade do mercado, gestão de processos e o atendimento à regulação do setor.

"O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente, a redução da assimetria de informação e a ampliação da concorrência. Os resultados são apresentados por operadora, incluindo as opções de seleção por segmento (médico-hospitalar ou odontológica), faixa de avaliação e possibilidade de comparar na mesma tela os resultados das empresas. O resultado, apurado através do cálculo da média ponderada dos índices de desempenho de todas as operadoras é 4,17% mais alto em relação ao ano-base 2018 (0,7691) e 9,82% superior ao ano-base 2017 (0,7295), quando houve a mudança de metodologia no programa. Contribuíram para essa melhora: o acerto das bases de dados pelas operadoras em atuação conjunta com os prestadores para o envio dos dados do TISS, o acirramento da concorrência e a busca das operadoras pela diferenciação em termos de qualidade, sendo o IDSS uma importante ferramenta."

No IDSS 2020 – calculado com base em informações referentes ao ano 2019 – a operadora obteve a pontuação máxima no IDSM - Indicador de Sustentabilidade no Mercado, que monitora a sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

Ainda referente ao ano-base 2019, a Eletros-Saúde realizou a pesquisa de satisfação com seus beneficiários, que serviu como importante ferramenta de gestão para a Operadora avaliar tanto seus processos internos quanto a percepção dos beneficiários com relação aos prestadores credenciados. No ano de 2021, a Eletros-Saúde continuará ouvindo seus beneficiários em pesquisa de satisfação com relação ao ano-base 2020. A Eletros-Saúde continuará empenhado nos seus esforços em atuar com foco na excelência do atendimento e na garantia do cuidado, aprimorando continuamente os serviços prestados aos seus beneficiários e patrocinadoras. Tudo para que a próxima divulgação do IDSS reflita, de fato, o desempenho da operadora no mercado de Saúde Suplementar.